The Craft Company

Sobre

A The Craft Company é uma retrosaria dedicada à venda dos materiais e marcas mais nobres desta área. É também um local de workshops de costura e temas relativos a Crafts (trabalhos manuais).

Está situada no centro de Cascais e nasceu com o objectivo de trazer para os dias de hoje memórias das retrosarias boas, do passado. Relembrar os ambientes e os materiais mais nobres e importantes do passado, era um factor determinante na criação desta loja.

Mantendo sempre este espírito retro, todo o projecto de arquitectura (desenvolvido pelos nossos parceiros PH2D Arquitectos), foi pensado numa aplicabilidade moderna, apostando na qualidade "à antiga", mas com uso de recursos e design modernos. Também o projecto gráfico consistiu nesta premissa, trazer para os dias de hoje o bom do antigamente.

Processo Criativo

Ilustrações do antigamente

Inspirámos-nos em antigas ilustrações de objectos típicos das retrosarias, e desenvolvemos um mood para a marca, com o mesmo estilo de desenho

Notebook

Notebook

Padrões Vintage

Recolhemos alguns padrões típicos dos anos 60 e 70 e definimos um padrão floral que pudesse ser utilizado como alternativa às ilustrações anteriormente apresentadas.

Notebook

Notebook

Notebook

Notebook

Objecto base

Precisámos de definir um elemento que fosse representativo e que falasse pela marca. Um dos elementos que nos faz sempre lembrar de "crafts", "sewing", retrosaria, costura, para além do tecido, é o botão. O botão representa o encerramento de alguma coisa, é um dos elementos que prende os tecidos e um dos objectos mais antigos do mundo, com cerca de 5000 anos.
Fomos trabalhar nele.

Tipografia

Procurámos um tipo de letra impactante, que fosse rústico e que se adequasse ao ícone desenhado. Ambos teriam de funcionar como um conjunto, criando harmonia na forma.

Notebook

Notebook

Como comunica a marca

Estando o logotipo definido, assim como alguns dos ambientes de como a marca irá comunicar, o passo seguinte era definir como aplicar estes elementos nos objectos do dia-a-dia da retrosaria.

Sub-marca

Foi criada uma sub-marca, Tricô ao Quadrado, que visa ser um projecto de acção social. A ideia era transmitir proximidade, mantendo alguma coerência com o logotipo principal. O uso de um tipo de letra manuscrito e o ícone desenhado vêm conferir essa ideia.

The Craft Company

Outros Projectos